cropped-cropped-logo-removebg-preview-1.png

cajon levado A sério

Rogério Simizu

cropped-cropped-logo-removebg-preview-1.png

cajon levado A sério

Rogério Simizu

Me siga nasRedes Sociais

Qual Cajon Comprar?

Qual Cajon comprar?

Essa é a pergunta que mais me fazem a respeito de cajon. Esse post irá te ajudar a fazer a escolha mais assertiva possível no momento da compra.

O cajon é um instrumento difícil de se escolher no momento da compra pela quantidade de luthiers e fabricantes do instrumento. Quase toda cidade tem um luthier de cajon, diferentemente se compararmos com outros instrumentos como violão, bateria, baixo etc.

Por ser um instrumento relativamente simples de se produzir, muitos curiosos se arriscaram a montar o cajon e começaram a vender. 

Ao mesmo tempo que temos muitos luthiers de cajon, por incrível que pareça, não temos muitas variedades de Cajon no mercado brasileiro. Assim,  existem “muito do mesmo”. Isso ocorre porque poucos luthiers realizam um trabalho diferenciado de pesquisa e busca de excelência.

Antes de entrarmos nos tópicos, a primeira dica que darei e a mais importante de todas é que sempre que possível, procure testar e ouvir os sons de vários cajons, pois o maior parâmetro de qualidade é o ouvido.

Os pontos mais importantes relacionados a qualidade do som do instrumento na maioria das vezes não é percebido visualmente.

A forma como o instrumento foi produzido; a cola, verniz e materiais utilizados; as combinações variadas desses materiais; o manuseio e os segredos do luthier, podem influenciar no som, por isso, a dica de ouro é, TREINE SEU OUVIDO. Empreste de alguém, vá nas lojas testar vários modelos, visite luthiers da sua cidade e troque ideias com eles. 

Sabendo disso, vamos às outras características importantes para observarmos no momento da compra.

TÓPICO 1 – CAJON RETO X cajon INCLINADO

O cajon na sua concepção sempre foi reto, chamado também de cubo. Em todos os lugares do mundo só se fabrica cajon reto.

Os cajoneros peruanos e espanhóis ao tocar, muitas vezes inclinam o cajon para trás para aliviar a tensão nas costas, dando uma descansada.

Visando maior conforto criou-se no Brasil o cajon inclinado. E a moda pegou. No Brasil praticamente só se vende cajon inclinado, o que não considero um ponto positivo, pois prefiro o tradicional.

Agora, qual é o melhor? 

Com relação ao som do Cajon, tanto faz, o som não difere.. 

Para quem toca o cajon das duas formas, ou seja, plantado (os 4 pés no chão) ou erguendo a parte da frente, o cajon reto atende completamente bem, tanto que em todo o mundo só se toca cajon reto.

Mas para quem só vai tocar com ele plantado, realmente o cajon inclinado é mais confortável.

Com relação a aparência do instrumento, vai do gosto de cada um. 

TÓPICO 2 – CAJON COM CORDA X cajon com ESTEIRA

Os cajons (ou cajones) surgiram sem corda ou esteira. A corda foi inserida no instrumento para dar mais brilho aos agudos do instrumento.

Logo depois vieram as esteiras de caixa de bateria trazendo um som mais escrachado, espalhado. Assemelhando-se obviamente ao som de uma caixa de bateria. Sua vantagem em relação às cordas é sua resistência e durabilidade. Já vi Cajons que com a corda estourada 

A corda tem a vantagem de regular sua tensão e inserção de fita em regiões diferentes da corda trazendo mais variedade ao timbre.
As esteiras já ficam mais fixadas ao tampo (tapa) e é difícil o acesso. Na verdade não se recomenda mexer na esteira, pois uma esteira mal posicionada na montagem do cajon pode “destruir” com o som do instrumento.


Agora, qual é o melhor?

Da mesma forma que os cajons inclinados, 90% dos cajons produzidos no Brasil são com esteiras. 

Eu particularmente prefiro com as cordas, dá um brilho ideal ao cajon. Mas penso que mais importante se é esteira ou corda, é como elas são instaladas e quem vai dizer se é foi realizado um trabalho bom ou ruím é o som.

TÓPICO 3 – Cajon com PÉS DE BORRACHA X cajon com PÉS DE PLÁSTICO

 

Com certeza escolha cajon com pés de borracha. É horrível tocar com pés de plástico pois dependendo do piso eles escorregam. Você começa a ir para trás ao tocar.

Outro momento que atrapalha os pés sendo de plástico é quando vamos inclinar o cajon para tocar, não dá segurança.

 

TÓPICO 4 – cajon COM assento OU cajon SEM ASSENTO. cajon com ASSENTO DE EVA  X cajon com ASSENTO ALMOFADADO.

 

 Os cajons tradicionais não possuem assento. Mas considero válido ter assento em EVA (aquela borracha que parece um mouse pad) para um maior conforto e também para o corpo não ficar escorregando ao tocar.

Já o assento estofado, apesar de ser mais macio e trazer mais conforto, para quem utiliza as laterais para tocar pode atrapalhar.

 

TÓPICO 5 – CAJON ACÚSTICO X CAJON ELÉTRICO.

 

Precisamos levar alguns pontos em consideração antes de discorremos sobre esse tópico.

Primeiro é que o cajon é um instrumento acústico que ao inserirem cápsulas de microfone, são chamados de elétricos.

Embora pareça algo óbvio, é importante ressaltar que antes de decidir se irá comprar um acústico ou elétrico é importante ver (ouvir) se o cajon em questão soa bem sem amplificação. Porque a final de contas o microfone só irá amplificar o som do cajon seja ele bom ou ruim.

Segunda observação é em relação à baixa qualidade dos microfones (cápsulas) que são colocados dentro do cajon. 

Como se trata de um texto de blog e não é possível ouvir o som, um bom parâmetro em relação a qualidade é o preço do produto.

Um Cajon elétrico, com dois microfones dentro custa o mesmo preço de um microfone bom. Com esse comparação já podemos ter uma noção da qualidade dos microfones que se usam nos cajons.

Mas calma, não estou descartando os cajons elétricos.

Tudo vai depender da estrutura que você irá tocar. Se haverá microfones disponíveis ou se você já possui os seus.

Caso não tenha nenhum microfone a disposição, um Cajon elétrico pode ser a salvação.

Agora, eu prefiro utilizar microfones externos em um Cajon acústico do que um Cajon elétrico, mesmo que esses microfones sejam de voz, aqueles mais comuns.

Para fechar esse tópico, meu conselho é que caso você tenha um orçamento limitado, entre comprar um Cajon acústico bom e um elétrico mais ou menos pelo mesmo valor, com certeza compre o acústico.

Mas caso você não tenha limites para gastar compre o melhor Cajon acústico com a melhor captação possível.

Assista ao vídeo do meu canal no youtube para saber mais sobre o assunto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Aprenda a tocar CAJON com QUALIDADE, seja qual for seu OBJETIVO, através de uma Metodologia ÚNICA e EFICAZ

Assista o vídeo e entenda como você pode tocar Cajon DE VERDADE. Mesmo começando do absoluto zero.