cropped-cropped-logo-removebg-preview-1.png

cajon levado A sério

Rogério Simizu

cropped-cropped-logo-removebg-preview-1.png

cajon levado A sério

Rogério Simizu

Me siga nasRedes Sociais

Breve História Do Cajon

História do Cajon

Cajon, uma breve história de como surgiu.

Embora o cajon exista há quase 200 anos, ele se tornou conhecido, relativamente, há pouco tempo. É um instrumento em constante mudança na forma de se construir e de se tocar. 

Conheça a história desse instrumento que encanta o mundo com sua simplicidade, versatilidade e riqueza de timbres.

A história do cajon se inicia no Peru Colonial. Os negros escravizados pelos espanhóis vindos da África, principalmente da Guiné, Nigéria e Gana eram proibidos de utilizarem seus tambores (de pele) para suas manifestações culturais. 

Como forma de improviso, os escravos utilizavam caixas de objetos e frutas nos momentos de descanso para sentar, cantar e tocar suas músicas. 

Daí surge o instrumento Cajon que nada mais é do que uma caixa e em espanhol significa gaveta.

Portanto o cajon é uma criação afro-peruana que foi evoluindo com o tempo, mas basicamente é uma caixa de madeira, onde a lâmina que se percute (Tapa) é mais fina e a parte traseira tem um orifício para saída do ar e do som.

Os primeiros documentos históricos peruanos citando o cajon datam de 1850.

Outro polo importante do cajon é Cuba. O cajon é o instrumento mais grave do trio de caixas de madeiras, muito usado nas rumbas. Historiadores reivindicam a paternidade cubana ao cajon. 

Mas o cajon se tornou mundialmente conhecido através da música flamenca. No final dos anos 70, o violonista espanhol Paco de Lucia em turnê pelo Perú (juntamente com o percussionista brasileiro, Rubem Dantas) , ficou encantado com o instrumento. Viu que o timbre do cajon combinaria perfeitamente com a sonoridade das palmas, sapateado e rasgueados dos violões flamencos. 

O cajonero peruano Caitro Soto é apontado como a pessoa que entregou o cajon nas mãos de Paco de Lucia  e Rubem Dantas. Estes inseriram o cajon na música espanhola no ano de 1977 dando maior visibilidade ao instrumento, mudando assim sua história.

Os espanhóis foram responsáveis pela mudança da forma de se tocar cajon, desenvolveram técnicas (baseadas na música cubana), aproveitaram toda a riqueza timbrística do instrumento e inseriram cordas de violão para dar mais brilho ao cajon.

Após o crescimento do cajon no mundo, os peruanos correram atrás do “registro de paternidade”, pois o próprio povo peruano não valorizava o cajon.

E desde do ano de 2001 o cajon foi considerado  “Patrimônio Cultural da Nação” peruana.

Atualmente o cajon ainda passa por diversas transformações, testes e é utilizado no mundo inteiro em muitos estilos musicais por sua grande versatilidade, riqueza e simplicidade.

 

está na dúvida de qual cajon comprar ou quer conhecer mais sobre cajon. acesse o meu canal cajon levado a sério no youtube.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Aprenda a tocar CAJON com QUALIDADE, seja qual for seu OBJETIVO, através de uma Metodologia ÚNICA e EFICAZ

Assista o vídeo e entenda como você pode tocar Cajon DE VERDADE. Mesmo começando do absoluto zero.